quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Maria, mãe de Deus.




Maria de Nazaré é Theotókos, não podemos ter duvidas em relação a essa verdade, pondo isso em duvida estaremos questionando a verdade que é a Trindade santa.

§495 Denominada nos Evangelhos "a Mãe de Jesus" (João 2,1;19,25 ), Maria é aclamada, sob o impulso do Espírito, desde antes do nascimento de seu Filho, como "a Mãe de meu Senhor" (Lc 1,43). Com efeito, Aquele que ela concebeu Espírito Santo como homem e que se tornou verdadeiramente seu Filho segundo a carne não é outro que o Filho eterno do Pai, a segunda Pessoa da Santíssima Trindade. A Igreja confessa que Maria é verdadeiramente Mãe de Deus [Theotókos] (CIC)

No Evangelho de São Lucas 1, 43 lemos Isabel cheia do espirito santo dizendo: "Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe de meu Senhor?"

Et unde hoc mihi, ut veniat mater Domini mei ad me?

Isabel impulsionada pelo espirito santo declara que Maria é a mãe do seu Senhor, e quem é o Senhor? Em João 20,28 vemos São Tomé direcionado a Jesus dizendo: "Meu Senhor e meu Deus" ,

“Dominus meus et Deus meus!”

Jesus é o nosso Senhor e o nosso Deus, Jesus é Deus, quem discorda dessa verdade está em profunda heresia, Deus se fez carne e habitou entre nós (João 1,14), a substância da carne de Deus que é Cristo veio de Maria. Todos que conhecem pelo menos um pouco do cristianismo sabe que Maria gerou Jesus que é homem e Deus, neste caso não podemos nos esforçar em querer dividir a natureza de Cristo determinando que uma certa parte é homem e a outra é Deus, ele verdadeiramente é homem e Deus em um só, portanto Maria sendo mãe de Jesus em plenitude é mãe de um ser humano e divino.

Podemos e devemos chamar a Virgem Maria "Mãe de Deus" porque o termo da maternidade não é a natureza, mas a pessoa. E a Pessoa em Cristo é a 2ª da Santíssima Trindade, o Filho. Em Maria se realiza, pois este mistério: ser Ela "Mãe de Deus e de Deus filha. Ela participa do mistério do seu Filho, que é Deus e Homem ao mesmo tempo.

§509 Maria é verdadeiramente "Mãe de Deus", visto ser a Mãe do Filho Eterno de Deus feito homem, que é ele mesmo Deus. (CIC)


Fábio Valentim

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More