quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Virgem Maria



Já ouvi muitas vezes por ai, que Maria teve outros filhos e pode ser chamado de Virgem,
quero atrávez deste texto esclarecer a verdade e desmentir esta calunia contra a Santa Igreja de Cristo.

Jesus, o primogênito

No Evangelho de São Lucas lemos: "Maria deu à Luz o seu filho primogênito" (Lc 2,7).
Os protestantes afirmam que ser filho primogênito é ser o primeiro de muitos outros,
Ora, a palavra "primogênito" significa primeiro filho, sendo ele unico ou não.

Vejamos o que diz a Biblia:

"O Senhor disse a Moisés: "Faze o recenseamento de todos os primogênitos varões entre os israelitas, da idade de um mês para cima, e faze o levantamento dos seus nomes." (Num 3,40)

Se para que seja primogênito é preciso haver outros irmãos, como pode existir primogênitos "da idade de um mês para cima"?

Vamos a um exemplo mais claro no livro do Êxodo: "e morrerá todo primogênito na terra do Egito, desde o primogênito do faraó, que deveria assentar-se no seu trono, até o primogênito do escravo que faz girar a mó, assim como todo primogênito dos animais." (Ex. 11,5).

E a promessa de Deus se cumpre, onde lemos: "Pelo meio da noite, o Senhor feriu todos os primogênitos no Egito, desde o primogênito do faraó, que devia assentar-se no trono, até o primogênito do cativo que estava no cárcere, e todos os primogênitos dos animais. O faraó levantou-se durante a noite, assim como todos os seus servos e todos os egípcios e fez-se um grande clamor no Egito, porque não havia casa em que não houvesse um morto" (Ex. 12,29-30).

A própria tradição ensina que o Faraó só tinha um único filho.Basta estudar um pouquinho sobre esta cultura. Desta forma, a palavra "primogênito" em Lc 2,7 não prova que o Senhor teve outros irmãos.

José "conheceu" Maria?

Ao abrirmos a biblia no livro de São Mateus iremos encontrar a seguinte frase:"José não conheceu Maria [não teve relações com ela] até que ela desse à luz um filho." (Mt 1,25).

Neste trecho os protestantes dizem que depois do parto José "conheceu"(teve relações com ela)Maria

Se um dia você estar exegese biblica e cultura judaica saberá que o Evangelho de Mateus é cheio de "aramaísmos", ou seja, expressões típicas da língua aramaica e hebraica, que quando traduzidas para outra língua não possuem o mesmo significado.

A expressão "até que", "até" ou "enquanto" na linguagem bíblica, diz respeito somente ao passado. Para que isso fique mais claro vejamos outros exemplos na própria Escritura:

Ainda em Mateus, encontramos a promessa do Senhor à Igreja: "Eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos." (Mt 28,20). Será que o versículo quer dizer que após a consumação dos séculos, Jesus não estará mais com a Sua Igreja?

"Micol, filha de Saul, não teve filhos até ao dia de sua morte" (2 Sam 6,23).O escritor sagrado quer dizer que depois de sua morte, Micol teve filhos?

Falando Deus a Jacó do alto da escada que este vira em sonhos, disse-lhe: "Não te abandonarei, enquanto não se cumprir tudo o que disse" (Gn 28,15).Depois que se cumprir o que o Senhor disse, Ele então deveria abandonar Jacó?

Em Gênesis lemos? "[Noé] Soltou o corvo que foi e não voltou até que as águas secassem sobre a terra" (Gn 8,7).Aqui não significa que o corvo voltou após as águas secarem, o que se quer é dar ênfase ao fato de que ele não voltou, mostrando que as águas finalmente secaram.

Desta forma, em Mt 1,15, não significa que depois do parto José deveria "conhecer" Maria. O Evangelista quer mostrar aqui o milagre da encarnação do Verbo, que aconteceu por obra do Espírito Santo, sem a intervenção do homem (cf. Is 7,14).

Que Deus abençõe a todos, Viva a Santa Mãe de Deus virgem e imaculada!

2 comentários:

Jesus e Maria não são mesma carne pois Jesus e fruto da concepção do espirito santo, ele não proveio(geneticamente falando) de carne humana. Existe na trindade apenas Pai, Filho e Espirito Santo. se Maria fosse carne de Cristo ela tava na trindade. Ela foi uma espécie de "barriga de aluguel."

A bíblia faz referencia de Jesus sendo seu filho unigênito(não usa primogênito),logo, por qual motivo não se usa unigênito também pra maria? porque essa diferenciação? pq naofaz referencia a ele como unigênito de Maria assim como se usou para Deus?

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More