quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Imagens e Idolatria



Este é o assunto de preferência dos protestantes modernos, que são diferentes de algumas denominações tradicionais que não protestam esta questão de imagens e para a surpresa de muitos, em algumas pesquisas pela internet consegui encontrar algumas destas instituições conservadoras utilizando imagens, veja:

Igreja Luterana com imagem de Jesus
(clique aqui) ->http://www.brazilianvoice.com/festa/080320120301/thumb/DSCF4503.jpg

Igreja Anglicana com a imagem de Jesus crucificado (clique aqui)->http://www.swbrazil.anglican.org/catedral/fotos/03_03_2006/dmoracao.jpg

Igreja Luterana com a imagem de Jesus crucificado (clique aqui)->http://blufiles.storage.live.com/y1pwjscT9gtJuAMpLs5KD_NH7E_3KQDQcMndu4sf2kTDfogIv_OxrjD0a9pyzyWUKVQe3DTZGjdTtU

Igreja Anglicana, siga o slide e veja fotos que mostram varias imagens
(clique aqui)->http://cristorei.anglicanarj.org/fotos-pt.html

A "picuinha" contra imagens é uma caracteristica dos protestantes modernos, de onde eles tiraram essa idéia nós não sabemos, talvez seja apenas para protestar contra a Santa Igreja de Cristo, e nada mais...

Diferença entre Imagem e Ídolo

Imagem não é o mesmo que Idolo,
Idolatrar é reconhecer no Idolo a divindade. Ou seja, reconhecer que ele é o Senhor de todas as coisas e criador de todos nós, e sendo assim, entregar a sua vida em prol desde "Senhor",
viver e fazer com que as coisas se movam em torno deste "Senhor".

Obs:.(Idolo nem sempre é uma pessoa, a idolatria pode ser atribuida a sentimentos,bens materias e alguns outros apegos humanos)


Vejamos no livro de Josué "Josué prostrou-se com o rosto em terra diante da arca do Senhor, e assim permaneceu até à tarde, imitando-o todos anciãos de Israel"(Jos 7, 6).

Seria Josué e os anciãos de Israel idolatras?

Foi Deus quem mandou Moisés fazer uma serpente de metal(Nm 21, 8) a qual todos aqueles que olhassem para ela seriam curados. Ora, que "olhar" é esse que confere uma cura milagrosa diante de uma estátua de metal?

Temos as provas de como esse culto era já uma pré-figura do culto à Deus nas palavras de S. João, que diz que tal "serpente" era o símbolo do Cristo crucificado: "Bem como ergueu Moisés a serpente no deserto, assim cumpre que seja levantado o Filho do Homem" (Jo 3, 14).

Por acaso caíram também Moisés e S. João, e até o Espírito Santo (autor da Sagrada Escritura) em crime de idolatria? É claro que não.

A idolatria consistiria em achar que a divindade está em uma estátua, por exemplo. Ou seja, teríamos que colocar alimentos para as imagens, como faziam os romanos, os egípcios e os demais povos idólatras. Teríamos que achar que Deus e o santo são a mesma pessoa. No fundo, seria dizer que S. Benedito não é e nem foi S. Benedito, mas foi Deus, etc.

Nunca se ouviu algum católico defendendo que o Santo era Deus! Mesmo porque isso seria cair em um panteísmo (defendido por Calvino e Lutero em algumas de suas obras). Para se dizer que os católicos adoram os santos, eles teriam que dizer que S. Benedito, por exemplo, não é S. Benedito, mas Deus.

E, ainda mais difícil, os católicos teriam que afirmar que S. Benedito é a estátua, uma espécie de amuleto mágico...

Nenhum católico acredita que o santo seja Deus ou que ele seja a madeira da estátua (como uma divindade). Logo, não há idolatria possível, visto que esta consiste em adorar um falso deus.

Deus proíbe a idolatria e não o uso de imagens


O mesmo Deus, no mesmo livro do Êxodo em que proíbe que sejam feitas imagens, manda Moisés fazer dois querubins de ouro e colocá-los por cima da Arca da Aliança (Ex 25, 18-20). Manda-lhe, também, fazer uma serpente de bronze e colocá-la por cima duma haste, para curar os mordidos pelas serpentes venenosas (Num 21, 8-9). Manda, ainda, a Salomão enfeitar o templo de Jerusalém com imanges de querubins, palmas, flores, bois e leões (I Reis 6, 23-35 e 7, 29).

Ora, se Deus manda fazer imagens em várias passagens das Sagradas Escrituras (Ex 25, 17-22; 1Rs 6, 23-28; 1 Rs 6, 29s; Nm 21, 4-9; 1Rs 7, 23-26; 1 Rs 7, 28s; etc) e proíbe que se façam imagens em outra, de duas uma, ou Deus é contraditório ou fazer imagens não é idolatria!

Portanto, fica claro que o erro não está nas imagens, mas no tipo de culto que se presta à elas.

Os Judeus, saindo da dominação egípcia, um povo idólatra, tinham muita tendência à idolatria. Basta ver o que aconteceu quando Moisés desceu do Monte Sinai com as Tábuas da Lei e encontrou o povo adorando o "Bezerro de Ouro" como se ele fosse uma divindade, um amuleto. É claro, como permitir que um povo tendente à idolatria fosse fazer imagens.

Nas imagens católicas se representam os santos, que são pessoas que possuem virtudes que os tornam "semelhantes" a Deus, como afirmou S. Paulo: "já não sou eu quem vivo, mas é Cristo que vive em mim".

Nas catacumbas encontram-se, em toda parte, imagens e estátuas da Virgem Maria; prova de que tal culto existia no tempo dos apóstolos e foi por eles praticado, ensinado e transmitido à posteridade. Uma das imagens de Nossa Senhora, segundo a tradição, foi pintada pelo próprio S. Lucas e está na catedral de Loreto, exposto à veneração dos fiéis.

As imagens católicas representam pessoas virtuosas. Virtude essa que provém da graça de Deus. O mesmo não se dava na idolatria, pois os povos idólatras representavam as virtudes e os vícios em seus ídolos.

O Concílio de Trento formalmente legitimou o uso das imagens: As imagens de Jesus Cristo, da Mãe de Deus, e dos outros santos, podem ser adquiridas e conservadas, sobretudo nas Igrejas, e se lhes pode prestar honra e veneração; não porque há nelas qualquer virtude ou qualquer coisa de divino, ou para delas alcançar qualquer auxílio, ou porque se tenha nelas confiança, como os pagãos de outrora, que colocavam a sua esperança nos ídolos, mas, sim, porque o culto que lhes é prestado dirige-se ao original que representam, de modo que nas imanges que possuímos, diante das quais nos descobrimos ou inclinamos a cabeça, nós adoramos Cristo, e veneramos os santos que elas representam (Sess XXV).

O Concílio de Nicéia, o primeiro celebrado na Igreja, no ano de 325, sob o Papa S. Silvestre I e o imperador Constantino, defende o culto das imagens contra os iconoclastas, com um vigor admirável.

Lê-se nos atos deste concílio: Nós recebemos o culto das imagens, e ferimos de anátema os que procedem de modo contrário. Anátema a todo aquele que aplica às santas imagens os textos da escritura contra os ídolos. Anátema a todo aquele que as chama ídolos. Anátema àqueles que ousam dizer que a Igreja presta culto a ídolos.

E agora que estou no final desde texto, quero fazer uma analise que ao escrever o artigo acima eu estava pensando:

Uso de imagens:

DEUS AS ABENÇOA COM SUA PRESENÇA

"... desceu fogo do céu e consumiu o holocausto com os sacrifícios; e a glória do Senhor encheu o templo" (II Crônicas 7,1) Observação: o templo de Salomão estava repleto de imagens por dentro e por fora.

DEUS as MANDA FAZER

"Farás dois querubins de ouro; e os farás de ouro batido, nas duas extremidades da tampa, um de um lado e outro de outro" (Êxodo 25,18) "... e o Senhor disse a Moisés: "Faze para ti uma serpente ardente e mete-a sobre um poste. Todo o que for mordido, olhando para ela, será salvo." (Números 21,8)

DEUS OPERA MILAGRE ATRAVÉS DELAS

"Moisés fez, pois, uma serpente de bronze, e fixou-a sobre um poste. Se alguém era mordido por uma serpente e olhava para a serpente de bronze, conservava a vida" (Números 21,9)

Há quem diga: "Mais Deus não fez imagens uma pessoa se ajoelhar diante delas, se ajoelhar diante da Imagem de Maria é idolatra-la"

Nem sempre ajoelhar é Idolatrar:
siga as citações biblicas que cuidadosamente organizei para complementar o meu artigo:
Carta a Filad.- Ap 3, 9; para beber Água Jz 7, 6; zombaria - Mt 27,29; Izaque a José - Gn 37,10; para mendigar - 1Sm 2,36; povo a Absalão -2Sm 15, 5; chefes ao Rei - 2Cr 24,17; opressores a Jerusalm - Is 60,14Jacó a Isaú - Gn 33, 3; José a Jacó.- Gn 48,12; Balaão ao Anjo - Nm, 22.31; Davi ante Saul - 1Sm 24, 9; - Saul ante Samuel - 1Sam 28,14; -Amalecita/Davi - 2Sm 1, 2

"Não é porque você se ajoelha diante de sua noiva para pedi-la em casamento,
que você está comentendo idolatria.."


Papa Bento XVI fala sobre Idolatria
Papa na França fez um lindo sermão sobre a idolatria nos tempos modernos e foi severo no combate aos ídolos do nosso dia-a-dia.

http://afp.google.com/article/ALeqM5j3k6Km0lvhKValGCghl-uYmCwovA


Deus abençõe a todos!

12 comentários:

Sinceramente... este assunto é muito polêmico apenas pq as pessoas não lêem a bíblia da forma que deveria ser lida... fecham os olhos para oq está nas entrelinhas dela... por isso os protestantes acham oq nós católicos fazemos... eeu tenho uma visão do protestantismo... eles protestam contra a Igreja de Cristo, logo protestando contra algo dele, protestam contra ele... acho que o protestantismo é meio anti-cristo, eles liberam diversas coisas contra as palavras do Cristo... Depois confere meus vídeos lá no orkut... tem cenas do poderoso chefão do protestantismo ensinando como estorquir grana dos fiéis... isso não é uma religião é um partido político disfarçado... As pessoas antes de sair acreditando deveriam ler e entender oq tá na biblía... e não aceitar oq um pastorzinho fala... espero que um dia as pessoas prestem mt atenção no q a santa igreja prega e siga pois grande parte do mundo perdido está nessa má interpretação... nossa falçei um monte de coisas sem sentido... mas é oq digo o q importa é dar uma opinião... que Deus ilumine tu pra ser esse muleke sangue bom que tu é Fabinhooo... Abração...
by: Léo...

Não sei quem está certo ou errado , só sei que tinha muitas imagens na minha casa e a minha vida era um inferno, vivia pedindo a nossa Senhora um solução para meus problçemas e nunca veio , depois que tirei todas a simagens da meu lara e aceitei Jesus Cristo como meu único Senhor e Salvador da minha vida , minha vida se transformou, eu parei de ser a pessoa triste que era, oprimida , sem fé, meu marido que era dependente de bebida alcóolica se libertou, e muitas outras curas acontecerem, pra honra e glória do Nosso Senhor Jesus Cristo .
Fiquem na paz e que Deus possa estar se revelando da forma que realmente Ele é para todos vocês.
Os amo em Cristo Jesus.
Renata

Caríssima ANÔNIMA:
Você disse:"... tinha muitas imagens na minha casa e a minha vida era um inferno, vivia pedindo a nossa Senhora um solução para meus problçemas e nunca veio , depois que tirei todas a simagens da meu lara e aceitei Jesus Cristo como meu único Senhor e Salvador da minha vida , minha vida se transformou, eu parei de ser a pessoa triste que era, oprimida , sem fé..."
O problema seu não eram as imagens e sim a última coisa de declarou no final: "parei de ser ... sem fé". Ora, minha amiga, sem fé é impossível agradar a Deus e sem ela jamais conseguirá alcançar o que pede. Não tinha fé, é verdade, mas agora é que a perdeu totalmente por ter abraçado a rebelião protestante. Deus abomina a rebelião e a considera idolatria e feiçaria: "Agrada-se a Javé com holocaustos e sacrifícios como se agrada com a obediência à sua palavra? Sim, a obediência é melhor do que o sacrifício, a docilidade mais do que a gordura dos carneiros. PECADO DE FEITIÇARIA, eis o que é a rebelião, UM CRIME DE TERAFIM, eis o que é a presunção! Porque rejeitaste a palavra de Javé, ele te rejeitou..." (1Sm 15,22-23).
O Senhor lançou-a fora de sua boca:
"Mas, como és morno, nem frio nem quente, vou vomitar-te" (Apocalipse 3,16).
Você agora que sacudiu o jugo de Cristo pugna sob a tutela do anticristo:
"Ouvistes dizer que o ANTICRISTO deve vir; e já vieram muitos ANTICRISTOS: daí reconhecemos que é chegada a última hora. ELES SAÍRAM DE ENTRE NÓS, mas não eram dos nossos" (I São João 2,18)
Oswaldo - oswpgarcia@hotmail.com

o sr= disce ( preste atençâo )
eu sou o caminho a verdade e a vida.
nimguen vai ao pai( deus ) se nâo for por min; ele nâo disce por intermedio de tal santo ou santa;
veja bem =disce por min . entâo porque perder tempo pedimdo por uma imagem q/ nâo fala nâo ouve nâo respira nem espirito nela tem ; leia as historias dos papas oq/ eles fizerâo ao povo cristâo;irmâo abra sua mente so jesus pode salvar

o sr= disce ( preste atençâo )
eu sou o caminho a verdade e a vida.
nimguen vai ao pai( deus ) se nâo for por min; ele nâo disce por intermedio de tal santo ou santa;
veja bem =disce por min . entâo porque perder tempo pedimdo por uma imagem q/ nâo fala nâo ouve nâo respira nem espirito nela tem ; leia as historias dos papas oq/ eles fizerâo ao povo cristâo;irmâo abra sua mente so jesus pode salvar

merosas, existindo, hoje, muitos exemplares delas pelo mundo. Quando os reis líbios da XXII dinastia fizeram de Bubástis sua capital, por volta de 944 a.C., o culto da deusa tornou-se particularmente desenvolvido.


“...ou nas águas debaixo da terra.”. (Ê xodó 20, 4):




Um crocodilo ou um homem com cabeça de crocodilo representava o deus Sebek, uma divindade aliada do implacável deus Seth. Seu centro de culto era Crocodilópolis, na região do Faium, onde o animal era protegido, nutrido e domesticado. Um homem ferido ou morto por um crocodilo era considerado privilegiado. A adoração desse animal foi, sobretudo importante durante o Médio Império.




Tueris era a deusa-hipopótamo que protegia as mulheres grávidas e os nascimentos. Ela assegurava fertilidade e partos sem perigo. Adorada em Tebas, é representada em inúmeras estátuas e estatuetas sob os traços de um hipopótamo fêmea erguido, com patas de leão, de mamas pendentes e costas terminadas por uma espécie de cauda de crocodilo. Além de amparar as crianças, Tueris também protegia qualquer pessoa de más influências durante o sono.

E, para que não haja mesmo qualquer dúvida de que Deus se referia aos falsos deuses do Egito, ao pedir que o povo não praticasse idolatria, apresentamos um trecho do livro de Josué, que foi quem substitui Moises, após a sua morte:

“Agora, pois, temei o Senhor e o servi-o com inteligência e fidelidade. Afastai os deuses aos quais vossos pais serviram do outro lado do rio e no Egito, e servi ao Senhor”. (Josué 24, 14”.


E para termos mais certeza de que Deus realmente falava dos falsos deuses do Egito, vejamos o que também fala, 8, 8-9-10:

“Filho do homem, disse-me ele, fura a muralha “ quando a furei, divisei uma porta. “Aproxima-te, diz ele, e contempla as horríveis abominações a que se entregam aqui”. Fui até ali para olhar: enxerguei aí toda espécie de imagens de répteis e animais imundos e, pinturas em volta da parede, todos os ídolos da casa de Israel”.

Como podemos verificar, nessa passagem bíblica? Os sacerdotes estavam a adorar os falsos deuses em forma de répteis e animais, que Deus havia proibido que fossem adorados. Tanto é, que Deus enviou o castigo e destruiu os sacerdotes e os que praticavam aquela adoração abominável.

Por sempre fazer livre interpretação das Sagradas Escrituras, os protestantes - evangélicos - sempre cometem erros abomináveis, grotescos e perigosos, contra o Evangelho de Cristo. Errais, não compreendendo as escrituras, nem o poder de Deus”. (Mateus 22, 29).

“Porque sabei-o bem: nenhum dissoluto, ou impuro, ou avarento - verdadeiros idolatras - terá herança no Reino de Cristo e de Deus.”. (Efésios 5, 5).

Obs. Dissoluto significa: devasso, corrupto e libertino.

ANÔNIMO - SUA FALA: "... o sr= disce (preste atençâo)eu sou o caminho a verdade e a vida.
nimguen vai ao pai(deus) se nâo for por min; ele nâo disce por intermedio de tal santo ou santa..."

________________________

Você lê a Bíblia com a lente dos rebelados, portanto quem a está interpretando para você é o maligno. Por esta razão é que você se volta contra Cristo e seus santos.

Também está escrito: "Orai por nós" (Hb 13,18); "ora pelos colossenses" (Col. 1, 3); "orar uns pelos outros" (Tgo. 5, 16)...
Portanto, devemos INTERCEDER uns pelos outros.

Os salvos ao deixar esta vida recebem imensos poderes, pois o Senhor os constituiu reis e juízes, não de "mentirinha", mas de fato, conquanto está escrito que

REINAM: - (Romanos 5,17; II Timóteo 2,12; Apocalipse 5, 9-10; 20,6; 22,5;

JULGAM: (São Lucas 22,30; São João 5,45; Romanos 2,27; I Coríntios 2,15; 6,2; 6,3; Apocalipse 20,4; -

PODEM INTRODUZIR-NOS NO CÉU: (São Lucas 16,9).

Além do mais:

Deus os serve, lhes dá honra, glória e louvores. Porventura pode ele fazer algo indigno e pecaminoso? Por que, então, não havemos nós também de servi-los, honrá-los, glorificá-los e louvá-los?

Você, orientado pelo capeta, acabou fazendo o contrário do Pai, odiando a quem ele ama, desonrando a quem ele honra,humilhando a quem ele glorifica e rebaixando a quem ele exalta.

Veja que Deus:

SERVE SEUS SANTOS (todos os salvos são santos): (São Lucas 12,37);

LOUVA-OS: (Romanos 2,29; I Coríntios 4,5; I São Pedro 1,7);

HONRA-OS: (São João 12,26; Romanos 2,7; 2,10; I Timóteo 3,13; I São Pedro 1,7; I São Pedro 2,7);

GLORIFICA-OS e OS EXALTA: (São Mateus 23,12); (São Lucas 1,52; 14,11; 18,14); (São João 13,32);(Atos dos Apóstolos 13,17); Romanos 8,17; 8,30; I Timóteo 3,13; I São Pedro 1,7; I São Pedro 2,7); (São Tiago 4,10)

-------------

E agora? Argumentará que Deus se contradiz negando, pela Bíblia, o poder de seus santos?

É fabim agente ja se conhece a muito tempo e sabemos e ate ja discutimos muitas coisas,mas essas hitória que sao lançadas ao léo ou jogadas no ventilador, para dircursoes alheias sao apenas para ganhar ibope, o que eu vejo como ministro sao apenas disturbios mentas ou discursoes sem um mero conhecimento do verdadeira verdade pois cada um ler como quer, ver como quer, nao se pode rasgar uma mente e colocar nela o que pessamos, opnioes sao forjadas quando se lança o assunto, mas qual a finalidade das iquetes? qual os objetivos dos ortigos?
se é que existe. comente algo que realmente possamos enteder e nao criarmos conflitos internos ou externos fazendo cristoes ortodoxos e protestantes cairem em contradiçoes parecem que querem serem superiores com relatos subsequentes e idefinidos da forma de adorar ou nao a Deus. seja mais definido em seus objetivos nao crie polemicas apenas leve a infomaçao que queiram levar de forma mais definida
um abraço meu querido amigo

"Não farás para ti escultura, nem figura alguma do que está em cima, nos céus, ou embaixo, sobre a terra, ou nas águas, debaixo da terra.Não te prostrarás diante delas e não lhes prestarás culto. Eu sou o Senhor, teu Deus, um Deus zeloso que vingo a iniqüidade dos pais nos filhos, nos netos e nos bisnetos daqueles que me odeiam,"(Êxodo 20:4-5)

Aí você diz que é pecado ter ídolos e não ter imagens, então a bíblia escreveu não farás para ti imagens de modo errôneo? Então a bíblia ta errada e vocês certos???

Acho incrível a incorporação de religiões africanas no panorama católico do Brasil, sincretismo que faz ecumenismo entre as seitas africanas e o catolicismo. O catolicismo brasileiro está longe de se parecer com o romano, o caminho de vocês se deviou muito do que era o foco da igreja inicial.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More