
Este é o assunto de preferência dos protestantes modernos, que são diferentes de algumas denominações tradicionais que não protestam esta questão de imagens e para a surpresa de muitos, em algumas pesquisas pela internet consegui encontrar algumas destas instituições conservadoras utilizando imagens, veja:
Igreja Luterana com imagem de Jesus
(clique aqui) ->http://www.brazilianvoice.com/festa/080320120301/thumb/DSCF4503.jpg
Igreja Anglicana com a imagem de Jesus crucificado (clique aqui)->http://www.swbrazil.anglican.org/catedral/fotos/03_03_2006/dmoracao.jpg
Igreja Luterana com a imagem de Jesus crucificado (clique aqui)->http://blufiles.storage.live.com/y1pwjscT9gtJuAMpLs5KD_NH7E_3KQDQcMndu4sf2kTDfogIv_OxrjD0a9pyzyWUKVQe3DTZGjdTtU
Igreja Anglicana, siga o slide e veja fotos que mostram varias imagens
(clique aqui)->http://cristorei.anglicanarj.org/fotos-pt.html
A "picuinha" contra imagens é uma caracteristica dos protestantes modernos, de onde eles tiraram essa idéia nós não sabemos, talvez seja apenas para protestar contra a Santa Igreja de Cristo, e nada mais...
Diferença entre Imagem e Ídolo
Imagem não é o mesmo que Idolo,
Idolatrar é reconhecer no Idolo a divindade. Ou seja, reconhecer que ele é o Senhor de todas as coisas e criador de todos nós, e sendo assim, entregar a sua vida em prol desde "Senhor",
viver e fazer com que as coisas se movam em torno deste "Senhor".
Obs:.(Idolo nem sempre é uma pessoa, a idolatria pode ser atribuida a sentimentos,bens materias e alguns outros apegos humanos)
Vejamos no livro de Josué "Josué prostrou-se com o rosto em terra diante da arca do Senhor, e assim permaneceu até à tarde, imitando-o todos anciãos de Israel"(Jos 7, 6).
Seria Josué e os anciãos de Israel idolatras?
Foi Deus quem mandou Moisés fazer uma serpente de metal(Nm 21, 8) a qual todos aqueles que olhassem para ela seriam curados. Ora, que "olhar" é esse que confere uma cura milagrosa diante de uma estátua de metal?
Temos as provas de como esse culto era já uma pré-figura do culto à Deus nas palavras de S. João, que diz que tal "serpente" era o símbolo do Cristo crucificado: "Bem como ergueu Moisés a serpente no deserto, assim cumpre que seja levantado o Filho do Homem" (Jo 3, 14).
Por acaso caíram também Moisés e S. João, e até o Espírito Santo (autor da Sagrada Escritura) em crime de idolatria? É claro que não.
A idolatria consistiria em achar que a divindade está em uma estátua, por exemplo. Ou seja, teríamos que colocar alimentos para as imagens, como faziam os romanos, os egípcios e os demais povos idólatras. Teríamos que achar que Deus e o santo são a mesma pessoa. No fundo, seria dizer que S. Benedito não é e nem foi S. Benedito, mas foi Deus, etc.
Nunca se ouviu algum católico defendendo que o Santo era Deus! Mesmo porque isso seria cair em um panteísmo (defendido por Calvino e Lutero em algumas de suas obras). Para se dizer que os católicos adoram os santos, eles teriam que dizer que S. Benedito, por exemplo, não é S. Benedito, mas Deus.
E, ainda mais difícil, os católicos teriam que afirmar que S. Benedito é a estátua, uma espécie de amuleto mágico...
Nenhum católico acredita que o santo seja Deus ou que ele seja a madeira da estátua (como uma divindade). Logo, não há idolatria possível, visto que esta consiste em adorar um falso deus.
Deus proíbe a idolatria e não o uso de imagens
O mesmo Deus, no mesmo livro do Êxodo em que proíbe que sejam feitas imagens, manda Moisés fazer dois querubins de ouro e colocá-los por cima da Arca da Aliança (Ex 25, 18-20). Manda-lhe, também, fazer uma serpente de bronze e colocá-la por cima duma haste, para curar os mordidos pelas serpentes venenosas (Num 21, 8-9). Manda, ainda, a Salomão enfeitar o templo de Jerusalém com imanges de querubins, palmas, flores, bois e leões (I Reis 6, 23-35 e 7, 29).
Ora, se Deus manda fazer imagens em várias passagens das Sagradas Escrituras (Ex 25, 17-22; 1Rs 6, 23-28; 1 Rs 6, 29s; Nm 21, 4-9; 1Rs 7, 23-26; 1 Rs 7, 28s; etc) e proíbe que se façam imagens em outra, de duas uma, ou Deus é contraditório ou fazer imagens não é idolatria!
Portanto, fica claro que o erro não está nas imagens, mas no tipo de culto que se presta à elas.
Os Judeus, saindo da dominação egípcia, um povo idólatra, tinham muita tendência à idolatria. Basta ver o que aconteceu quando Moisés desceu do Monte Sinai com as Tábuas da Lei e encontrou o povo adorando o "Bezerro de Ouro" como se ele fosse uma divindade, um amuleto. É claro, como permitir que um povo tendente à idolatria fosse fazer imagens.
Nas imagens católicas se representam os santos, que são pessoas que possuem virtudes que os tornam "semelhantes" a Deus, como afirmou S. Paulo: "já não sou eu quem vivo, mas é Cristo que vive em mim".
Nas catacumbas encontram-se, em toda parte, imagens e estátuas da Virgem Maria; prova de que tal culto existia no tempo dos apóstolos e foi por eles praticado, ensinado e transmitido à posteridade. Uma das imagens de Nossa Senhora, segundo a tradição, foi pintada pelo próprio S. Lucas e está na catedral de Loreto, exposto à veneração dos fiéis.
As imagens católicas representam pessoas virtuosas. Virtude essa que provém da graça de Deus. O mesmo não se dava na idolatria, pois os povos idólatras representavam as virtudes e os vícios em seus ídolos.
O Concílio de Trento formalmente legitimou o uso das imagens: As imagens de Jesus Cristo, da Mãe de Deus, e dos outros santos, podem ser adquiridas e conservadas, sobretudo nas Igrejas, e se lhes pode prestar honra e veneração; não porque há nelas qualquer virtude ou qualquer coisa de divino, ou para delas alcançar qualquer auxílio, ou porque se tenha nelas confiança, como os pagãos de outrora, que colocavam a sua esperança nos ídolos, mas, sim, porque o culto que lhes é prestado dirige-se ao original que representam, de modo que nas imanges que possuímos, diante das quais nos descobrimos ou inclinamos a cabeça, nós adoramos Cristo, e veneramos os santos que elas representam (Sess XXV).
O Concílio de Nicéia, o primeiro celebrado na Igreja, no ano de 325, sob o Papa S. Silvestre I e o imperador Constantino, defende o culto das imagens contra os iconoclastas, com um vigor admirável.
Lê-se nos atos deste concílio: Nós recebemos o culto das imagens, e ferimos de anátema os que procedem de modo contrário. Anátema a todo aquele que aplica às santas imagens os textos da escritura contra os ídolos. Anátema a todo aquele que as chama ídolos. Anátema àqueles que ousam dizer que a Igreja presta culto a ídolos.
E agora que estou no final desde texto, quero fazer uma analise que ao escrever o artigo acima eu estava pensando:
Uso de imagens:
DEUS AS ABENÇOA COM SUA PRESENÇA
"... desceu fogo do céu e consumiu o holocausto com os sacrifícios; e a glória do Senhor encheu o templo" (II Crônicas 7,1) Observação: o templo de Salomão estava repleto de imagens por dentro e por fora.
DEUS as MANDA FAZER
"Farás dois querubins de ouro; e os farás de ouro batido, nas duas extremidades da tampa, um de um lado e outro de outro" (Êxodo 25,18) "... e o Senhor disse a Moisés: "Faze para ti uma serpente ardente e mete-a sobre um poste. Todo o que for mordido, olhando para ela, será salvo." (Números 21,8)
DEUS OPERA MILAGRE ATRAVÉS DELAS
"Moisés fez, pois, uma serpente de bronze, e fixou-a sobre um poste. Se alguém era mordido por uma serpente e olhava para a serpente de bronze, conservava a vida" (Números 21,9)
Há quem diga: "Mais Deus não fez imagens uma pessoa se ajoelhar diante delas, se ajoelhar diante da Imagem de Maria é idolatra-la"
Nem sempre ajoelhar é Idolatrar:
siga as citações biblicas que cuidadosamente organizei para complementar o meu artigo:
Carta a Filad.- Ap 3, 9; para beber Água Jz 7, 6; zombaria - Mt 27,29; Izaque a José - Gn 37,10; para mendigar - 1Sm 2,36; povo a Absalão -2Sm 15, 5; chefes ao Rei - 2Cr 24,17; opressores a Jerusalm - Is 60,14Jacó a Isaú - Gn 33, 3; José a Jacó.- Gn 48,12; Balaão ao Anjo - Nm, 22.31; Davi ante Saul - 1Sm 24, 9; - Saul ante Samuel - 1Sam 28,14; -Amalecita/Davi - 2Sm 1, 2
"Não é porque você se ajoelha diante de sua noiva para pedi-la em casamento,
que você está comentendo idolatria.."
Papa Bento XVI fala sobre Idolatria
Papa na França fez um lindo sermão sobre a idolatria nos tempos modernos e foi severo no combate aos ídolos do nosso dia-a-dia.
http://afp.google.com/article/ALeqM5j3k6Km0lvhKValGCghl-uYmCwovA
Deus abençõe a todos!